Somos seres suscetíveis às emoções e nem sempre elas são compreensíveis pra nós mesmos. Minha dica para te ajudar no processo de autoconhecimento é que você use as suas emoções a seu favor. Como? Comece a monitorar quando se sentir triste, com raiva, com ansiedade…
Faça anotações sobre o que provoca essas emoções em você e, assim, você vai criando um mapa pessoal. Isso vai te ajudar a entender melhor o que te provoca tristeza, o que traz à tona muita irritação ou quando a ansiedade toma conta de você.
Esse exercício vai te sinalizar para um padrão, para que você consiga evitar as situações que te fazem mal. Lembra que você está anotando tudo, então, fica mais fácil ter essa clareza com o autoconhecimento.
E quando não for possível evitar o que te deixa triste, por exemplo, pense em formas diferentes de lidar com essa situação, para que ela doa menos em você. A ideia é analisar nossas emoções, descobrir o que nos faz sentir desse jeito e descobrir como podemos mudar para reduzir esse desconforto, esse sofrimento.
As suas emoções serão pistas valiosas para o seu autoconhecimento e você se libertará um pouco das dores, para viver mais leve!
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: