Um ataque de pânico é o início súbito de um período delimitado de forte ansiedade, medo ou desconforto, que é acompanhado de sintomas físicos, mentais e emocionais relacionados à ansiedade, tais como: falta de ar, dor no peito, palpitações, formigamentos, tremores, pensamentos de catástrofe, medo de morrer, medo de enlouquecer ou de perder o controle, sentimento de morte iminente, angústia intensa, desespero…
Ataques de pânico isolados, vez ou outra, após situações de muito estresse ou sofrimento, podem acontecer e, apesar disso, não caracterizam uma doença. Mas, afina, quando os ataques de pânico se tornam uma doença, que é conhecida como Transtorno de Pânico?
Quando esses ataques de pânico acontecem repetidamente, às vezes, com “gatilhos” por situações de estresse e às vezes, “sem motivo, de repente”. Nesse quadro, a pessoa sofre diariamente com essas crises e desenvolve preocupação e medo de ter novos ataques.
Quem tem o Transtorno de Pânico muda seus comportamentos para tentar evitar passar mal, como, por exemplo, deia de ir ao supermercado onde teve uma crise, evita ir em lugares mais cheios com medo de passar mal e acaba virando refém da doença, prisioneira do temor de ter crises de ansiedade, medo, pânico!
Viver em função desse medo é limitador, aterrorizante e triste. Na verdade, é tentar sobreviver e isso é exaustivo demais.
Liberte-se. O Transtorno de Pânico tem tratamento, que pode ajudar muito quem está neste sofrimento. Busque ajuda médica!
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: