A série coreana Round 6 é o assunto do momento entre muitas crianças e adolescentes. Tornou-se popular por uma série de fatores, mas cabe aqui uma reflexão sobre o impacto desse tipo de conteúdo nas várias fases do desenvolvimento cerebral.
Dos 5 até os 12 anos, o crescimento cerebral segue em ritmos diferenciados, mas com importância fundamental. Dos 13 aos 18 anos, ocorrerá um refinamento desses neurônios e dessas conexões (sinapses). É quando o adolescente vai criando seus conceitos de vida, raciocínio lógico, inteligência aguçada, capacidade de avaliar prós e contras e tomar decisões, controle de impulsos e o bom senso!
Tudo o que a sociedade oferece a esses jovens, inclusive em termos de cultura, servirá de alimento pra esse crescimento. Ao usar elementos lúdicos – brincadeiras de infância, brinquedos, ambientes coloridos, música – a série Round 6 chama a atenção das crianças e dos adolescentes para um enredo repleto de sofrimento, crueldade e desumanidade.
O problema é que o cérebro dos jovens ainda não tem os recursos necessários para avaliar tudo isso com noção do que é real ou não, do que é certo e errado, de causas e consequências, de virtudes e valores humanos.
Ao perceberem conteúdos como esses da série Round 6 sendo compartilhados, aceitos e “exaltados”, nossos jovens absorvem conceitos e valores de vida ambíguos, tortuosos, desumanos, como falta de empatia, egoísmo, injustiça, desrespeito, violência.
A infância e a adolescência são a raiz e o caule, são a base e a estrutura. Diante disso, que tipo de sociedade queremos construir? Tudo a que expomos nossas crianças e nossos adolescentes importa. Absolutamente tudo.
É nossa responsabilidade.
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: