O Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido por Fobia Social, é a doença que gera ansiedade e medo de se relacionar com outras pessoas. A pessoa sente uma preocupação de ser avaliada e julgada de uma maneira negativa pelos outros, levando até mesmo a um sentimento de humilhação.
Além do sofrimento emocional, por conta da ansiedade aumentada, é comum a ocorrência de sintomas físicos: tremores, suor excessivo, palpitação, falta de ar, boca seca, tontura e, às vezes, até sensação de morte iminente ou desmaio.
A pessoa acredita que não saberá o que falar, que se perderá no raciocínio, que passará vergonha. Quem tem esse transtorno pensa que não agradará o outro, que não será bem-vindo ou bem quista, além de sentir que pode perder o afeto e a atenção das pessoas por não saber se portar. E por mais que não haja um motivo real para esses pensamentos e sentimentos, eles crescem e dominam mente e corpo, causando um sofrimento desesperador.
Perante todo esse mal-estar mental, emocional e físico, a pessoa se distancia, evita o contato com pessoas e situações de exposição social: isso vai desde uma simples ida à padaria pra comprar um café até reuniões de trabalho ou encontros amorosos.
O isolamento social é cada vez maior, porque traz alívio momentâneo, e os prejuízos na vida também aumentam: sem contato social, nada flui, o trabalho e as relações com as pessoas não evoluem… É um sofrimento que parece não ter fim e, muitas vezes, leva à depressão.
O Transtorno de Ansiedade Social tem tratamento, que pode ser muito eficaz, libertando a pessoa desse ciclo de medo, isolamento, tristeza e dor.
Busque ajuda!
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: