Crianças e adolescentes sentem os efeitos de quase um ano e meio de pandemia, com uma mudança drástica em suas rotinas e a falta de uma perspectiva de volta à normalidade. Assim como os cuidados com a saúde física e a prevenção à Covid-19, devemos ter uma atenção especial aos impactos da pandemia na saúde mental da infância e adolescência.
A liberdade limitada, a privação do contato com familiares e amigos, as aulas online ou em rodízio e os cuidados necessários para prevenir o contágio são motivos de estresse psicológico também para os mais novos, mas nem sempre os adultos estão atentos à essas aflições.
Essas condições decorrentes do confinamento podem desencadear quadros de depressão, ansiedade, pânico e compulsão, dentre outros. Por isso, é necessário identificar precocemente uma possível instabilidade emocional na criança ou no adolescente, para o devido acompanhamento e tratamento.
Com ajuda de um psiquiatra especializado no atendimento deste público, é possível minimizar os efeitos nocivos da pandemia e adotar mudanças positivas na rotina familiar.
Não tenha vergonha, procure ajuda e cuide da saúde mental do seu filho.
Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: