Sim, os fatores biológicos podem estar entre os responsáveis pelo quadro de depressão, doença incapacitante, com consequências que vão desde oscilações de humor até quadros de sofrimento intenso, apatia e flagelo. Dentre as condições que podem levar à doença estão os fatores biológicos, dos quais eu destaco quatro:
Sedentarismo: a inatividade traz consequências para o corpo, que foi projetado para se movimentar. Pessoas com depressão apresentam mais comorbidades, como obesidade e doenças cardiovasculares, por isso, o exercício físico é importante para tratar e prevenir a doença.
Estresse: a rotina com agitada e de muita exposição à tecnologia altera o sistema hormonal. Quanto mais estimulados, mais produzimos cortisol e adrenalina, nos mantendo num estado de alerta constante e com maior risco para transtornos mentais.
Alteração no ciclo circadiano: é o mecanismo que regula as funções do organismo ao longo de 24 horas. A maior exposição às luzes artificiais à noite confunde o sistema endócrino, responsável pela liberação dos hormônios, incluindo os que induzem ao sono e os que nos despertam de manhã. Quando esse ritmo está alterado, ficamos mais cansados, tristes e sem disposição.
Deficiências nutricionais: quando faltam vitaminas, minerais e nutrientes no organismo, podemos sentir apatia e fadiga. A carência de nutrientes como zinco, vitamina C e D, selênio, magnésio, ômega-3, ferro, entre outros, pode ser uma causa biológica da depressão.
Se você se identifica com um ou mais fatores, procure um psiquiatra e tire suas dúvidas. Depressão merece acolhimento e tratamento adequado.
👩🏻🦰⚕Médica Psiquiatra por amor
🩺Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
🏩São Paulo e Paraná
💍Esposa do Marco e mãe da Mia🐱
Conheça: www.metodocalmamente.com.br
#psiquiatria#psiquiatriainfantil#psiquiatriasp#psiquiatra#ninaferreira#ninapsiquiatra
#psiquiatrialeve#saudemental#saúdemental#saudementalimporta#metodocalmamente
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: