Uma das perguntas que mais escuto é justamente essa: “Psiquiatra não é médico de louco?”. Esse termo, louco, é muito pejorativo. Ninguém gosta de ser chamado assim e muito menos ver alguém da família ser chamado dessa forma.
Pra começar, vamos entender sobre quem é o psiquiatra e o que ele faz. O psiquiatra é um médico que cursa seis anos da faculdade de Medicina e depois, mais três anos de residência médica em Psiquiatria. Nessa residência existem os estudos teóricos e muita prática, muito atendimento aos pacientes, para aprender melhor sobre o cérebro.
Isso mesmo! O cérebro é o órgão que o médico psiquiatra estuda. Ele é feito de um funcionamento químico e elétrico. É exatamente isso que tentamos entender e aprender: como é o correto funcionamento químico e elétrico do cérebro. Quando isso está em desequilíbrio, conseguimos identificar, através dos sinais e sintomas do paciente, e trabalhamos para corrigir esses desequilíbrios elétricos e químicos.
Assim como qualquer parte do corpo, o cérebro também pode desequilibrar, funcionar de uma maneira inadequada, e o médico psiquiatra entra para corrigir esse desequilíbrio e dar mais qualidade de vida ao paciente.
Então, o médico psiquiatra é o médico que trata os desequilíbrios do funcionamento do cérebro. Agora que você já sabe o que faz o psiquiatra, compartilhe esse conteúdo para acabarmos com esse preconceito e difundirmos informação de qualidade.
👩🏼⚕️Médica Psiquiatra por amor
🩺Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
🏩São Paulo e Paraná
💍Esposa do Marco e mãe da Mia🐱
#psiquiatria#psiquiatriainfantil#psiquiatriasp#psiquiatra#ninaferreira#ninapsiquiatra#psiquiatrialeve#saudemental#saúdemental#saudementalimporta
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: