Dormir e ter momentos de lazer são muito importantes também para a mulher que virou mãe. Na maioria das vezes, ela enfrenta a privação de sono e vive num estado de alerta, pois precisa suprir as necessidades do bebê.
Além disso, ela sente o impacto das mudanças neurológicas em seu cérebro que fazem com que esteja mais atenta e vigilante, prejudicando o sono. Nessa fase, vale contar com ajuda para conseguir tirar alguns cochilos e se recuperar do cansaço, o que vai ajudar o cérebro a funcionar melhor. Sono é muito importante!
Outro aspecto que merece atenção é a qualidade de vida da mãe, que, muitas vezes, deixa de ter seus próprios momentos. Retomar algumas atividades faz bem para a saúde mental: fazer as unhas ou tomar um banho despreocupado, pequenas coisas que ajudam a relaxar o cérebro.
A dica é buscar o equilíbrio: a mãe é necessária, mas quando ela está se cuidando, se divertindo e sendo feliz, está preservando a saúde mental para ser a melhor mãe possível. Criança precisa de mãe saudável!
Médica Psiquiatra por amor
Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
São Paulo e Paraná
Esposa do Marco e mãe da Mia
#psiquiatria#psiquiatriainfantil#psiquiatriasp#psiquiatra#ninaferreira#ninapsiquiatra#psiquiatrialeve#saudemental#saúdemental#saudementalimporta
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: