Muitas pessoas rotulam os remédios psiquiátricos como viciantes. Na verdade, eles não viciam, pois a maioria das medicações psiquiátricas não é tarja preta e, portanto, não causa dependência química. O que acontece muitas vezes é que os pacientes utilizam as medicações psiquiátricas em doses inadequadas e de formas inadequadas.
É comum vermos pacientes usando remédios que são de familiares ou amigos, mas sem indicação médica; usando remédios em dosagem inferior ao que foi prescrita; tomando medicação irregularmente; e, principalmente, parando o tratamento antes da hora, porque se sentiu melhor e abandonando a prescrição.
Se o uso da medicação é interrompido antes da hora, ou o remédio é usado de forma inadequada, ou mesmo um remédio que não foi prescrito, a doença volta e volta pior. O paciente precisa voltar a tomar medicação, muitas vezes mais forte e por mais tempo.
As medicações que têm algum risco de dependência química são as que têm tarja preta na caixa, na maioria das vezes os benzodiazepínicos e os psicoestimulantes. E mesmo assim, não significa que vão causar dependência, têm uma chance de isso acontecer se forem maus usados.
Se o médico prescrever da forma correta, para o paciente adequado que precisa, orientando tempo e dose certas, nem esses vão causar dependência química.
Precisamos entender que remédio é nosso aliado, não inimigo. Muitas pessoas queriam ter um medicamento para determinada doença, para se curar, e ele ainda não existe, e elas têm uma péssima qualidade de vida ou morrem por não ter o tratamento.
Medicação deve ser vista com bons olhos, mas precisa ser bem prescrita pelo médico e bem usada pelo paciente.
Essa dúvida é muito comum, e essa informação correta e cientifica pode evitar que as pessoas sofram sozinhas, com medo de procurar ajuda pelo preconceito com a medicação.
👩🏼⚕️Médica Psiquiatra por amor
🩺Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
🏩São Paulo e Paraná
💍Esposa do Marco e mãe da Mia🐱
#psiquiatria#psiquiatriainfantil#psiquiatriasp#psiquiatra#ninaferreira#ninapsiquiatra#psiquiatrialeve#saudemental#saúdemental#saudementalimporta
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: