A dislexia é classificada como um transtorno específico da aprendizagem que afeta habilidades de leitura e linguagem oral e escrita. Ou seja, é uma dificuldade com as palavras. É importante suspeitar de um quadro de dislexia quando há, ainda no início da infância, atrasos no desenvolvimento da fala, trocas/confusões de palavras e seus sons, erros de pronúncia, dificuldades para nomear letras/números, dificuldades para se expressar de maneira clara e compreensível.
Quando se inicia a fase da linguagem escrita na escola, a criança disléxica pode cometer erros de ortografia, mesmo em palavras que sejam frequentes em seu repertório. Também é comum omitir, substituir ou inverter letras ou sílabas, além de ter dificuldade em produzir textos claros e com sentido. A criança disléxica costuma ler de forma lenta e com recorrentes erros na decodificação e no reconhecimento das palavras, com pouca fluência e dificuldades de entonação, ritmo e compreensão global. Perante a percepção de dificuldades da criança no uso das palavras, é sempre importante procurar ajuda profissional o mais breve possível.
A intervenção precoce é sempre o melhor caminho, que poupa atrasos significativos no desenvolvimento neurológico e pedagógico e evita sofrimentos emocionais que podem ser muito impactantes. Acolhimento e orientação especializada fazem toda diferença!
Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: