Você já sentiu dificuldade para prestar atenção por muito tempo? Se distrai muito fácil? Começa a ler e a cabeça vai longe, viaja? Focar a atenção tem sido um dos grandes desafios das pessoas, especialmente em tempos com muita coisa acontecendo, celulares recebendo mensagem, rede social lotada de notificação… Vivemos um maremoto de informações!
Muitas pessoas já associam essa desatenção ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, mas na enorme maioria das vezes não é TDAH.
A principal causa de desatenção na atualidade é o famoso multitarefa! Calma, fazer várias coisas ao mesmo tempo não é ruim ou doentio. Enquanto o rendimento, a energia, o sono, o humor e a atenção estão bons, em ordem, ser multitarefa é ótimo. Se essa produtividade gera um sentimento de realização e satisfação em atingir metas está tudo certo!
No entanto, o que acontece cada vez mais é que o cérebro dá sinais de que está cansado demais com tantas coisas pra fazer ao mesmo tempo, mas nós ignoramos! Ele deixa a gente irritado, cansado, triste, desatento… só que a gente insiste! E aí, quando temos dificuldade para nos concentramos (ou facilidade de se distrair), para registrarmos novas informações, puxar memórias importantes e necessárias… não entendemos o porquê!
A desatenção pode vir, também, como consequência de quadros de insônia, doenças de ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e do estresse crônico, todas causas muito mais frequentes que o TDAH (e que têm tratamento).
Na dúvida sobre a origem ou na insistência dessa desatenção, procure orientação médica. Quanto mais cedo entender e tratar, menos sofrimento e mais rendimento para a sua vida!
Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: