Pular para o conteúdo
Psiquiatria Leve
Psiquiatria Leve
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato

Como está seu nível de irritação?

Como-esta-seu-nivel-de-irritacao

“Nervos à flor da pele”, “pavio curto”, “sem paciência”… Quando a raiva domina nossa mente, ficamos insuportáveis para nós mesmos e para as pessoas que convivem com a gente! Ninguém gosta de se sentir irritado o tempo todo e muito menos de conviver com alguém assim.

E por que isso acontece? Por que a irritação pode se tornar um sentimento muito intenso, constante e, por vezes, incontrolável?

Temos que entender a irritação excessiva como um sintoma: é o cérebro nos informando que ele não está bem, que há um desequilíbrio químico cuja consequência é o descontrole da raiva.

O desafio é tentar entender que desequilíbrio químico é esse (pode envolver serotonina, noradrenalina, dopamina, glutamato, GABA, entre outros neurotransmissores ou até mesmo disfunções elétricas) e o que está causando esse problema no funcionamento cerebral.

Pode ser consequência de situações de estresse contínuo, alterações no padrão e na qualidade do sono e da alimentação, doenças clínicas (inflamações, infecções, alterações hormonais e de eletrólitos), depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade… Há tantas possíveis causas e, muitas vezes, duas ou mais ao mesmo tempo, o que piora ainda mais a irritação. É tipo uma bola de neve, que vira uma “bola de raiva”!

E, quando isso acontece, vem um cansaço físico e mental intenso, a memória e a atenção são prejudicadas, a pessoa quer se isolar e “fazer nada”… Mas, não é só ela que sente. Quem convive com alguém assim se queixa o tempo todo: “Você está muito chato, insuportável”, “Não dá pra conversar com você”, “Ninguém te aguenta mais”.

A vida, de uma forma geral, fica chata, arrastada, caótica. Nada saudável, não é mesmo? Por isso é importante entender o que está acontecendo e cortar o mal pela raiz! Quanto mais cedo tratar as causas, mais rápido essa raiva excessiva passa e a vida volta a ter colorido e leveza! Busque ajuda!

Precisa de ajuda? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo:

    Compartilhe:
    Share on WhatsAppShare on WhatsApp Share on FacebookShare on Facebook TweetShare on Twitter Share on LinkedInShare on LinkedIn

    Posts Relacionados

    Um vegetal de 150 anos: o melhor presente de aniversário
    9 de março de 2023
    A reviravolta do meu Amor
    13 de fevereiro de 2023
    O silêncio também pode ser um grito de socorro
    O silêncio também pode ser um grito de socorro
    31 de outubro de 2022

    foto-ninaferreira-psiquiatra-em-sao-paulo


    Nina Ferreira Psiquiatra
    Especialista em transtornos emocionais na infância e na adolescência

    https://www.ninapsiquiatra.com.br/

      Redes

      Instagram Whatsapp Youtube Facebook-square

      Assessoria de Imprensa

      Matérias Recentes

      Como controlar suas expectativas sobre o comportamento dos outros Dra Nina Ferreira
      Efeitos do consumo constante de açúcar no cérebro Dra Nina Ferreira
      Gestão de energia Dra Nina Ferreira