Você sabe quando consultar um psiquiatra para ajudar uma criança ou adolescente? Alguns sinais podem indicar a necessidade do acompanhamento médico com um profissional especializado. Confira 4 sinais de alerta:
Tristeza permanente: quando essa emoção é constante e duradoura, alterando o comportamento e a rotina da criança ou do adolescente, é indício de que algo não está bem. Esse quadro pode ser identificado também por choro frequente, apatia e falta de interesse nas coisas corriqueiras.
Mudanças de humor: se irritar com muita frequência ou de forma desproporcional à situação, ter altos e baixos no humor, com alterações bruscas de comportamento, podem indicar alguma doença psiquiátrica, como depressão e ansiedade. Variações de humor na adolescência são comuns, mas se forem intensas e constantes, o ideal é consultar um psiquiatra.
Dificuldade de interação: bloqueio para se relacionar socialmente com outras pessoas, seja com adultos ou outras crianças e adolescentes, merece atenção dos pais. Se essa restrição se estender, deixa de ser uma simples timidez e passa a comprometer a comunicação, socialização e até o desempenho escolar. Para evitar prejuízos ao desenvolvimento como um todo, é prudente consultar um psiquiatra.
Agressividade: atitudes intolerantes e gestos violentos também podem ser sinais de que seu filho precisa de ajuda. Muitas vezes, a mudança no comportamento reflete problemas no ambiente, como abuso, ou fatores externos, como bullying e consumo de drogas.
O psiquiatra especializado vai diagnosticar e tratar adequadamente as principais alterações emocionais e comportamentais destes pacientes. Converse, acolha esse momento e procure a orientação especializada para entender e ajudar essa criança ou adolescente.
Entre em contato preenchendo o formulário abaixo: