Nosso corpo é nossa casa, uma espécie de capa. É como as pessoas nos veem e nos identificam, o que é muito importante para formar nossa identidade no mundo!
Dificilmente estamos totalmente satisfeitos com nossa imagem: ou é o nariz que é torto, ou as orelhas que são muito grandes, ou o peso que incomoda… Sempre tem um “defeito” ou algum “detalhe” para ser melhorado.
Se essa percepção for apenas um aspecto que nos chateia, sem impedir que a vida siga em frente, está tudo bem! Afinal, é possível sermos felizes apesar desses detalhes, tocando nossos projetos e realizando sonhos.
No entanto, para algumas pessoas, o nariz, as orelhas, o peso ou algum ponto específico (ou vários) da aparência incomoda tanto que vira o centro de suas vidas. Isso pode causar tanta tristeza e angústia a ponto de a pessoa recusar convites para sair, perder a vaidade, achar que todo mundo está reparando “no defeito”. Ela se isola e, com isso, a melancolia e a ansiedade vão dominando seus dias e impedindo que a vida siga.
Se há uma preocupação ou uma insatisfação intensa com algum aspecto da sua aparência, algo que realmente cause um forte e constante sofrimento, não sinta vergonha, busque ajuda.
Não é justo que um detalhe da nossa imagem roube nossa chance de aproveitar a vida!
👩🏼⚕️Médica Psiquiatra por amor
🩺Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
🏩São Paulo e Paraná
💍Esposa do Marco e mãe da Mia🐱
#psiquiatria #psiquiatriainfantil #psiquiatriasp #psiquiatra #ninaferreira #ninapsiquiatra #psiquiatrialeve #saudemental #saúdemental #saudementalimporta