Pular para o conteúdo
Psiquiatria Leve
Psiquiatria Leve
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato

#18 Como esta seu nível de irritação

“Nervos à flor da pele”, “pavio curto”, “sem paciência”… Quando a raiva domina nossa mente, ficamos insuportáveis para nós mesmos e para as pessoas que convivem com a gente! Ninguém gosta de se sentir irritado o tempo todo e muito menos de conviver com alguém assim.
E por que isso acontece? Por que a irritação pode se tornar um sentimento muito intenso, constante e, por vezes, incontrolável?
Temos que entender a irritação excessiva como um sintoma: é o cérebro nos informando que ele não está bem, que há um desequilíbrio químico cuja consequência é o descontrole da raiva.
O desafio é tentar entender que desequilíbrio químico é esse (pode envolver serotonina, noradrenalina, dopamina, glutamato, GABA, entre outros neurotransmissores ou até mesmo disfunções elétricas) e o que está causando esse problema no funcionamento cerebral.
Pode ser consequência de situações de estresse contínuo, alterações no padrão e na qualidade do sono e da alimentação, doenças clínicas (inflamações, infecções, alterações hormonais e de eletrólitos), depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade… Há tantas possíveis causas e, muitas vezes, duas ou mais ao mesmo tempo, o que piora ainda mais a irritação. É tipo uma bola de neve, que vira uma “bola de raiva”!
E, quando isso acontece, vem um cansaço físico e mental intenso, a memória e a atenção são prejudicadas, a pessoa quer se isolar e “fazer nada”… Mas, não é só ela que sente. Quem convive com alguém assim se queixa o tempo todo: “Você está muito chato, insuportável”, “Não dá pra conversar com você”, “Ninguém te aguenta mais”.
A vida, de uma forma geral, fica chata, arrastada, caótica. Nada saudável, não é mesmo?
Por isso é importante entender o que está acontecendo e cortar o mal pela raiz! Quanto mais cedo tratar as causas, mais rápido essa raiva excessiva passa e a vida volta a ter colorido e leveza! Busque ajuda!

👩🏼‍⚕️Médica Psiquiatra por amor
🩺Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência
🏩São Paulo e Paraná
💍Esposa do Marco e mãe da Mia🐱
#psiquiatria #psiquiatriainfantil #psiquiatriasp #psiquiatra #ninaferreira #ninapsiquiatra #psiquiatrialeve #saudemental #saúdemental #saudementalimporta

Compartilhe:
Share on WhatsAppShare on WhatsApp Share on FacebookShare on Facebook TweetShare on Twitter Share on LinkedInShare on LinkedIn

Posts Relacionados

Como controlar suas expectativas sobre o comportamento dos outros Dra Nina Ferreira
19 de dezembro de 2023
Efeitos do consumo constante de açúcar no cérebro Dra Nina Ferreira
19 de dezembro de 2023
Gestão de energia Dra Nina Ferreira
19 de dezembro de 2023

foto-ninaferreira-psiquiatra-em-sao-paulo


Nina Ferreira Psiquiatra
Especialista em transtornos emocionais na infância e na adolescência

https://www.ninapsiquiatra.com.br/

    Redes

    Instagram Whatsapp Youtube Facebook-square

    Assessoria de Imprensa

    Matérias Recentes

    Como controlar suas expectativas sobre o comportamento dos outros Dra Nina Ferreira
    Efeitos do consumo constante de açúcar no cérebro Dra Nina Ferreira
    Gestão de energia Dra Nina Ferreira